Conheça os 3 tipos de whey protein e quando é indicado?

Conheça os 3 tipos de whey protein e quando é indicado?

05/08/2021 às 12:25:04

O whey protein (proteína do soro de leite) é composto principalmente pelas proteínas alfa-globulina e beta-globulina e fornece todos os aminoácidos não produzidos pelo organismo e é rico em BCAA (leucina, isoleucina e valina), importantes para a produção de fibras musculares.

Atualmente é possível encontrar três versões do suplemento;

 Concentrado: O soro do leite passa apenas por uma filtragem e conserva os carboidratos (inclusive lactose), minerais e gorduras do leite. Esse tipo de Whey costuma ser mais em conta, porém, uma dose oferece teor proteico menor e o processo de digestão e absorção é mais demorado do que os outros tipos.

 Isolado: Por ter técnicas rígidas de extração e filtragem, é uma proteína praticamente "pura". Contém cerca de 90% de proteína e um teor muito baixo de carboidratos e gorduras, logo, a concentração de aminoácidos por dose no whey isolado é maior do que no concentrado. Além disso, o produto é absorvido mais rapidamente.

 Hidrolisado: É uma versão isolada do whey que passou por um processo de quebra dos aminoácidos, facilitando a digestão e absorção dessas substâncias pelo organismo. Ele oferecer menos BCCA que o isolado e é o mais caro entre os três tipos de whey. Pode ser uma boa opção para pacientes pós-bariátricos, quem apresenta problemas de gases ou má digestão ao consumir os outros tipos de whey.

Comenta aqui a baixo, qual tipo de Whey Protein você mais usa? 

Paulo Ricardo Zampiva Lima
CRM DF 21.985